Contato Help Desk Intranet Clientes Parceiros Soluções A Digifull Digifull Facebook Orkut Contato Página Inicial Esp Eng Página Inicial
Home > Notícias
5 conselhos para adoção de um ERP moderno

 Um software de gestão moderno considera a capacidade de expansão da empresa e entende bem sobre o negócio Por Lisandro Scuitto, diretor de produtos da Infor LATAM

May 23, 2016

Quando você fala sobre planejamento de recursos empresariais, o que vem a sua mente? Adoção de tecnologia (s) específica (s)? Um ERP inteligente e moderno? Faça uma pesquisa com alguns dos seus colegas de profissão e chegará a conclusão de que as empresas esperam funções inteligentes das soluções de ERP vendidas como modernas. 
Com isso, o desafio dos fornecedores de ERP tem sido, cada vez mais, transformar diversas atividades no "core" do software, e se aprofundar em áreas funcionais capazes de apoiar o desenvolvimento da organização. Um exemplo disso são os ERPs que fornecem capacidades básicas de gestão de recursos humanos integrado com uma solução de gestão de capital humano, que permita não apenas fazer a gestão de talentos, mas a de aprendizagem dos colaboradores. Por isso, veja cinco conselhos fundamentais antes de adotar uma solução de ERP vendida como moderna: 
1) Expansão
A crise econômica não deve desanimar o empresário. É preciso sim pensar em expansão dos negócios antes de adotar uma tecnologia. Conhecer as necessidade de cada líder da organização e consider o crescimento dentro da estratégia e da fase tecnológica da empresa é um bom começo. Antes de adotar a tecnologia, tenha em mente as necessidades que surgirão com o crescimento. Por exemplo: o aumento  de vendas demandará uma solução para melhorar o relacionamento com clientes; e a expansão dos negócios e do número de funcionários, uma de gestão de capital humano e de localização. 
2) Analise os fornecedores, mas saiba do que precisa
Muitas vezes, os vendedores de softwares estão "encaixotados" ao fazer a demonstração dos seus produtos. Tenha cuidado ao definir o escopo do seu projeto de ERP com base nas necessidades atuais da empresa. Isso permitirá que os fornecedores sejam mais detalhistas em suas propostas, no entanto, os vendedores devem mostrar a integralidade da sua estratégia, portfólio de soluções e roteiros de negócios que permitiram a sua equipe considerar o potencial de cada fornecedor como um parceiro estratégico.
3) Cuidado com a personalização a qualquer custo
Escolher um fornecedor que entenda do segmento do seu negócio e conheça as terminologias e regulamentos específicos evitará criar a necessidade de fazer modificações no sistema de gestão. isso também evita as personalizações a qualquer custo, que podem dificultar a atualização do software e comprometer a assistência técnica. Para minimizar essas mudanças é aconselhável adotar processos padrão. 
4) Planeje a implementação
Planejar a implementação é essencial, pois pode ajudar no treinamento dos colaboradores e a fazer bom uso do suporte oferecido pelo fornecedor, inclusive no update da solução.  Lembre-se que a experiência do usuário é importante, pois quanto mais intuitiva a solução, melhor é a aprendizagem.  Por isso,  não apresse ou pule etapas necessárias na implementação. 
Também mantenha o controle das decisões sobre o volume do seu projeto, expectativas e resultados concretos, e colabore com o seu fornecedor em estratégias de implementação bem-sucedidas que aconteceram na empresa. Claro que nenhum projeto de ERP é exatamente igual, mas trabalhar em conjunto com pacotes de ferramentas de implementação do fornecedor pode ser útil. 
5) Não é apenas funcionalidade: 
Recursos como mobilidade e nuvem também são formas de envolver os funcionários com aplicações de negócios e ainda melhoram a comunicação interna.  Uma solução ERP flexível permite que as organizações se concentrem nos detalhes que mais importam para seus negócios, como a busca por novas fontes de receitas e formas de atrair novos clientes. Por isso, é preciso se atentar a alguns aspectos importantes do software:  velocidade, qualidade, inovação e serviço. O ERP verdadeiramente moderno atende às necessidades atuais da empresa, visando sempre o crescimento futuro do negócio.

- See more at: http://pt.infor.com/company/news/pressreleases/6319494/#sthash.JmQTO3SR.dpuf

12/06/2017
Infor mira em BI com aquisição da Birst

06/12/2016
Infor Tops Other ERP Titans in New Ranking

10/06/2016
5 conselhos para adoção de um ERP moderno